A vida é feita de escolhas. E optar por consumir produtos de Mato Grosso é uma tarefa fácil, que está ao alcance de nossas mãos. Preferir pela produção local também é gerar novos empregos, manter os já existentes, aquecer a economia e valorizar a nossa gente. Essas são as principais inspirações da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) ao lançar a nova campanha institucional intitulada “Eu escolho Mato Grosso”.
O incentivo ao consumo de produtos e serviços de nossa terra é uma das alternativas encontradas para manter a saúde das micro, pequenas e médias empresas, já que neste período de quarentena e isolamento social os hábitos familiares foram radicalmente afetados e a recessão econômica forçou redução de atividades, fechamento de empresas e postos de trabalho.
A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) revela que 98% das indústrias de Mato Grosso se enquadram como micro, pequenas e médias. Nelas, atuam 50% de todos os trabalhadores do setor.
Segundo dados da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) e compilados pelo Observatório da Indústria da Fiemt, desde o início da pandemia estima-se prejuízo de R$ 245 milhões em arrecadação de ICMS nos setores da indústria, agropecuária, comércio e serviços. Somente na área industrial a queda é de 17%.
Os números revelam ainda que em todas as regiões do estado houve variação negativa no faturamento. As indústrias de bebidas e de etanol tiveram queda de 4% e 9% respectivamente.
“As nossas escolhas são determinantes, e optar por produtos de nossa terra, além de ser um movimento nobre, é um ato de amor e esperança por dias melhores. Temos que apoiar quem investe aqui, gera empregos aqui, valoriza nossa terra. Está nas mãos de cada pessoa o poder de escolher produtos feitos pela nossa gente, sempre que possível”, avalia o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.
Apesar da campanha ter origem na federação que representa o setor industrial, a proposta é que a iniciativa forme uma grande rede de apoio, e conte com a adesão de representantes de todos os setores produtivos, comércio e prestadores de serviços.
“A campanha Eu Escolho Mato Grosso não é para incentivar o consumo irresponsável. A essência dessa iniciativa é promover a escolha pelos produtos da nossa terra. Optar pelo etanol, ao invés da gasolina, que é produzido aqui, é um excelente exemplo: além de ser um combustível ecologicamente correto, o uso reforça a imagem sustentável de Mato Grosso no cenário internacional”, finaliza Oliveira ao destacar que a campanha publicitária será veiculada em mídias online e offline do estado.
Assista ao vídeo da campanha Eu Escolho Mato Grosso Aqui.
Ouça o jingle da campanha Aqui.
Leia mais: "2020 deve ser o ano do essencial", afirma Gustavo de Oliveira, presidente da Fiemt